quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O "Halloween Brasileiro"


No dia 31 de outubro, mundialmente comemora-se o Dia das Bruxas, o Halloween. o Halloween teve origem por volta de 600 a.C, com o povo celta. Acreditava-se que nesta data as almas dos falecidos voltavam a terra para visitar seus locais de nascimento. Para isso, eles tomavam a forma humana de pessoas vivas e eram espantados com objetos como caveiras, abóboras e ossos decorados. Por ser uma festa pagã, durante a idade Média, foi condenada na Europa e as pessoas que participavam eram perseguidas pela Inquisição.
Em todas as crenças relacionadas ao Halloween, apenas uma coisa é certa: a festa tem como tema central a morte. Por esse motivo, os principais símbolos estão relacionados a figuras assustadores como fantasmas, bruxas, caveiras, zumbis, gatos negros, monstros e objetos que ganham forma de gente. Nos EUA, a tradição é uma das preferidas das crianças que se vestem com fantasias e pedem doces na vizinhança, com a famosa frase: GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS? Contentes, os pequenos terminam o dia com sacos cheios de balas, chocolates e doces. Aqui em terras brasileiras, a festa não pode ser vista como tradicional. Mas é bastante conhecida por conta de filmes e escolas de idiomas que sempre comemoram a data.
Para fazer um paralelo à festa, no Brasil, o dia 31 de outubro ficou conhecido como o Dia do Saci-Pererê. Instituído em 2005, a data homenageia um dos maiores ícones do folclore brasileiro. A lenda, de origem indígena, conta a história de um menino que anda com uma perna só, usa gorro vermelho e está sempre com cachimbo na boca. Conta-se que o saci perdeu uma de suas pernas dançando capoeira, porém apesar disso, ele é um menino bastante divertido e brincalhão, que adora pregar peças nas pessoas. Assim, atribui-se às travessuras do Saci-Pererê quando algum objeto some, quando a comida queima e outras brincadeiras.Para capturar o saci, é preciso jogar uma peneira em um redemoinho de vendo, tirar o seu capuz e prendê-lo em uma garrafa. Somente dessa forma o saci se torna obediente. Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Fonte: Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário