quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Biografias

Iniciamos hoje aqui na biblioteca o projeto de incentivo à leitura, "Biografias", onde apresentaremos para as crianças sempre um autor importante da literatura brasileira. O primeiro a ser apresentado é Erico Veríssimo.


Érico Veríssimo (1905-1975) nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Durante a juventude foi bancário, farmacêutico, balconista de armazém. Foi redator, diagramador e ilustrador da Revista do Globo, onde estreou como escritor com o conto "Ladrões de gado". A sua ascensão literária aconteceu na década de 30. Em 1932 publicou o livro de contos “Fantoches”, em 1933 o romance “Clarissa” e em 1938 lança o livro que foi considerado o seu primeiro grande sucesso, “Olhai os lírios do campo”, que marcou o reconhecimento do autor no país e também internacionalmente.
Considerado um dos escritores mais populares da Literatura Brasileira, recebeu vários prêmios por sua obra. Algumas delas foram adaptadas para a televisão e cinema, como “O tempo e o vento” e “Olhai os lírios do campo” que se tornaram novelas e “Ana Terra” e “Um certo capitão Rodrigo” que, adaptados do romance “O tempo e o vento”, se tornaram filmes.
O escritor foi o primeiro homenageado do Projeto Estação Leitura em São Carlos no ano de 2005, sendo representado por seu filho, o também escritor, Luis Fernando Veríssimo.







Um comentário: