sexta-feira, 25 de outubro de 2013

10 direitos das crianças de 0 a 5 anos em relação à leitura

10 direitos das crianças de 0 a 5 anos em relação à leitura


1 - Toda criança pequena tem direito de ver os livros e as pessoas lendo, observar como elas se comportam e reagem. Isso desperta na criança o interesse pela leitura.
2 - Toda criança pequena tem direito de conhecer os diferentes lugares onde os adultos leem: na cama, no sofá, no chão, no parque ou no ônibus, e pode escolher seus lugares preferidos para ouvir a história ou "ler" sozinha.
3 - Toda criança pequena tem direito de explorar o livro - sentar em cima, bater na capa, morder, e ao escutar uma história, pode ficar sentada, deitada ou em pé.
4 - Toda criança pequena tem direito de escutar muitas histórias na voz de pessoas queridas, todos os dias. Esse é um momento para o adulto demonstrar carinho, conversar com a criança, mostrar e nomear as coisas do mundo.
5 - Toda criança pequena tem direito de aprender a utilizar os livros. Para isso, é essencial que possa manuseá-los, descobrir diferentes tamanhos e formas, tipos de letra e ilustração, ver qual é a capa, como virar as páginas, onde a história começa e termina.
6 - Toda criança pequena tem direito de ouvir a história do jeito que o autor escreveu, sem alterações feitas pelo adulto que lê. As palavras estranhas e diferentes ampliam o conhecimento da criança.
7 - Toda criança pequena tem direito de ficar em silêncio, perguntar e conversar durante as histórias. É natural para ela falar sobre as suas descobertas e suas dúvidas.
8 - Toda criança pequena tem direito de usar a sua imaginação para brincar com os personagens, as ilustrações, os sons das palavras e as situações do livro, criando sua própria história. Ela pode rir, sonhar, entristecer-se, movimentar-se, surpreender-se ou até sentir uma pontinha de medo.
9 - Toda criança pequena tem direito de reconhecer situações do cotidiano das pessoas do seu grupo ou de grupos diferentes através do livro.
10 - Toda criança pequena tem direito de escutar várias vezes a mesma história, mesmo que não olhe para o livro e suas ilustrações. E, se não gostar de algum livro, a criança também tem direito de interromper a leitura.

Fonte: Fundação Itaú Social (folheto que acompanha a Coleção Itaú de livros infantis 2013).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Coleção de livros Itaú Criança 2013


Ei, pessoal! Já estão disponíveis os livros da Coleção Itaú 2013. Os livros desse ano são: O mundo inteiro, de Liz Garton Scalon e Marla Frazee e E o dente ainda doía, de Ana Terra.

Entrem aqui Itaú Criança e peçam a coleção de vocês!!!




segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dica de leitura e entretenimento

Livro da autora Eva Furnari

Nossa dica de leitura hoje é o livro Cocô de passarinho, de Eva Furnari. Mas além disso, sugerimos também que você vá ver a peça de teatro de mesmo nome que será apresentada no SESC São Carlos, no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, às 16h no Teatro. A peça é apresentada pela Cia Noz de Teatro.

Personagens da peça teatral

"Um lugar com natureza exuberante inspira algumas pessoas/bonecos a criar uma pequena vila. Nesta vila seus poucos moradores e alguns passarinhos se encontram todos os dias na praça, mas não tem muito sobre o que falar. Suas vidas monótonas e sem perspectivas são transformadas por uma problema que enfrentam todos os dias: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças."
Vale a pena ler e assistir!