quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O "Halloween Brasileiro"


No dia 31 de outubro, mundialmente comemora-se o Dia das Bruxas, o Halloween. o Halloween teve origem por volta de 600 a.C, com o povo celta. Acreditava-se que nesta data as almas dos falecidos voltavam a terra para visitar seus locais de nascimento. Para isso, eles tomavam a forma humana de pessoas vivas e eram espantados com objetos como caveiras, abóboras e ossos decorados. Por ser uma festa pagã, durante a idade Média, foi condenada na Europa e as pessoas que participavam eram perseguidas pela Inquisição.
Em todas as crenças relacionadas ao Halloween, apenas uma coisa é certa: a festa tem como tema central a morte. Por esse motivo, os principais símbolos estão relacionados a figuras assustadores como fantasmas, bruxas, caveiras, zumbis, gatos negros, monstros e objetos que ganham forma de gente. Nos EUA, a tradição é uma das preferidas das crianças que se vestem com fantasias e pedem doces na vizinhança, com a famosa frase: GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS? Contentes, os pequenos terminam o dia com sacos cheios de balas, chocolates e doces. Aqui em terras brasileiras, a festa não pode ser vista como tradicional. Mas é bastante conhecida por conta de filmes e escolas de idiomas que sempre comemoram a data.
Para fazer um paralelo à festa, no Brasil, o dia 31 de outubro ficou conhecido como o Dia do Saci-Pererê. Instituído em 2005, a data homenageia um dos maiores ícones do folclore brasileiro. A lenda, de origem indígena, conta a história de um menino que anda com uma perna só, usa gorro vermelho e está sempre com cachimbo na boca. Conta-se que o saci perdeu uma de suas pernas dançando capoeira, porém apesar disso, ele é um menino bastante divertido e brincalhão, que adora pregar peças nas pessoas. Assim, atribui-se às travessuras do Saci-Pererê quando algum objeto some, quando a comida queima e outras brincadeiras.Para capturar o saci, é preciso jogar uma peneira em um redemoinho de vendo, tirar o seu capuz e prendê-lo em uma garrafa. Somente dessa forma o saci se torna obediente. Diz também a lenda que os Sacis nascem em brotos de bambus, onde vivem sete anos e, após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais, depois morrem e viram um cogumelo venenoso ou uma orelha de pau.

Fonte: Moderna

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aniversário de 10 anos da biblioteca

o dia 25 de outubro, a biblioteca completou 10 anos de existência. Em comemoração a esta data, os alunos do Projeto +Educação prepararam apresentações de dança e a biblioteca sorteou alguns livros para os alunos.

Apresentação dos alunos dos 5ºs anos - manhã.

Apresentação dos alunos dos 4ºs anos - manhã.
  
Apresentação dos alunos dos 3ºs anos - manhã.


Sorteio dos livros



Apresentação dos alunos dos 5ºs anos - tarde.

Apresentação dos alunos dos 4ºs anos - tarde.


Apresentação dos alunos dos 3ºs anos - tarde.

Veja mais fotos Aqui.

sábado, 27 de outubro de 2012

Contação de histórias - Quem tem medo de monstro?

Nos dias 24 e 25 aconteceu na biblioteca a contação de histórias do livro "Quem tem medo de monstro?", de Ruth Rocha e estiveram conosco os alunos da CEMEI Maria Consuelo Brandão Tolentino. As crianças conheceram a biblioteca e ouviram a historinha com muita atenção.

Personagens da história

Lembrancinhas feitas para as crianças
Natalia contando...

... e as crianças ouvindo

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Contação de histórias - A vida do elefante Basilio

Érico Veríssimo foi o primeiro autor a ser homenageado no Estação Leitura em São Carlos, no ano de 2005. Esse ano a proposta do evento foi que cada uma das bibliotecas fizesse a releitura dos autores já homenageados. Nossa biblioteca foi agraciada com a escolha desse grande autor.
Hoje pela manhã aconteceu a contação de histórias do livro "A vida do elente Basilio". Estiveram conosco os alunos dos 1ºs anos A, B, C e D. As crianças ouviram atentas as aventuras desse elefantezinho e coloriram um desenho que resultou nesse mural cheinho de Elefantes Basilio!!!

Várias versões do elefantinho!


sábado, 20 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Apresentação de teatro na biblioteca

Ontem, dia 16 de outubro, aconteceu a apresentação de teatro da Companhia de Artes Quem Procura Acha. Eles apresentaram a peça "Os três porquinhos" para os alunos dos 1ºs anos E, F, G e H. As crianças se divertiram muito e ficou tudo registrado aqui, confiram as fotos!





O lobo!!!
 


Casinha de palha


Casinha de madeira.




Chapeuzinho Vermelho, perdida na história errada!

Finalmente a casinha de tijolos que resistiu ao sopro do lobo.



Novidade na estante

Literatura Infantil
A cidade dos bichos - Arlette Piai
Os bichos estavam inconformados com sua cidade, governada pelo prefeito Dr. Raposão, por causa da corrupção, da criminalidade, da falta de solidariedade e justiça. Assim, o coelho Azul foi morar no alto de um jatobá; por lá conheceu uma formiga muito inteligente e um urso engolidor de livros. Juntos, resolvem trabalhar para transformar a cidade e mostrar que é possível construir uma sociedade mais harmoniosa e justa, sem discriminar ninguém e auxiliando na recuperação daqueles que desrespeitam as leis. Livro que ensina de forma divertida conceitos como honestidade, corrupção, democracia, participação popular, etc.



Literatura Juvenil
O sótão da múmia - Francisco Marins
Neste livro, Francisco Marins, como é de seu feitio, toma acontecimentos da vida real e da História como pano de fundo para as aventuras de seus personagens. Ambientada na década de 40, época da ditadura de Getúlio Vargas e da repressão política, esta movimentada aventura nos apresenta uma turma de jovens idealistas lutando por seu futuro e um cientista empenhado na cura da malária. A coincidência do desaparecimento do líder da turma e do cientista só pode ser atribuída à truculência da polícia política. Com garra, a turma vai atrás de notícias dos amigos desaparecidos, pessoas que não podiam ser caladas.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feira de livros Caminhos da Leitura

De 18 a 21 de outubro acontece a Primeira feira do livro de São Carlos, Caminhos da Leitura. Será na Praça Coronel Salles das 9h às 19h. Além de livros a preços populares, acontecerão atividades como encontro com autores, contação de histórias e exibições de filmes. Compareça!!!


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Valer: Cultivando leituras, colhendo leitores

Desde ontem, dia 09, está acontecendo em São Carlos o evento "Valer: Cultivando leituras, colhendo leitores". Evento de incentivo à leitura, organizado pelo Coletivo Topamos Ler em parceria com várias instituições, que conta com várias atividades acontecendo por toda cidade simultaneamente. Você pode conferir a programação e conhecer um pouco dos organizadores no blog do Coletivo Topamos Ler.

Ciência na escola

Ontem, dia 10 de outubro, aconteceu na biblioteca o "Ciência na escola", a feira de ciências onde os alunos apresentaram trabalhos sobre temas variados: preservação do meio ambiente, música, reciclagem, entre outros. Vejam as fotos e quanto trabalho bacana eles fizeram.



Alunos explicando o que é um terrário e como fazê-lo.






Aluno dos primeiros anos explicando como acontece a poluição nas cidades.








Brinquedos feitos com material reciclável.




Alunos conhecendo de pertinho os parasitas externos: piolhos, pulgas, carrapatos...




Viajando pelo sistema solar.




Instrumentos musicais feitos de material reciclado.




A horta.




Aprendendo sobre o funcionamento da hidrelétrica.