quinta-feira, 31 de maio de 2012

1º Concurso de Poesia de São Carlos

10-concurso-de-poesia_siteEstão abertas até o dia 29 de junho, na Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral, rua Treze de Maio, nº 2.000, no centro, em horário comercial, as inscrições para o 1º Concurso de Poesia de São Carlos.

O concurso tem o objetivo de incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promover novos talentos literários, valorizar a arte poética, proporcionar um espaço de expressão poética, incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra.

Podem participar do concurso os estudantes de São Carlos, regularmente matriculados nas instituições de ensino fundamental, ensino médio, e ensino médio profissionalizante, sejam vinculados à rede municipal, estadual ou privada.

São consideradas as categorias abaixo: categoria I – ensino fundamental (3º a 5º ano); categoria II – ensino fundamental (6º a 9º ano); categoria III – ensino médio e ensino médio profissional.

Os estudantes inscritos nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Suplência I, EJA Suplência II e EJA Ensino Médio, concorrem respectivamente na categoria I, categoria II e categoria III.

Candidatos menores de 18 anos deverão, no ato da inscrição, entregar a ficha de autorização devidamente preenchida pelos pais ou responsáveis. A ficha de inscrição e a ficha de autorização, no caso de participantes menores de 18 anos, estarão disponíveis tanto no local para inscrição como no site da Prefeitura (anexos A e B do regulamento completo).

Os poemas deverão ser inéditos, ou seja, que não tenham sido ainda publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade. Os resultados serão divulgados no dia 28 de setembro.

A premiação dos três primeiros classificados de cada categoria será entregue na cerimônia de abertura da “Estação Leitura”, no mês de outubro. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Confira o Regulamento

sábado, 26 de maio de 2012

Como nasce um livro infantil


No livro "Como  nascem os livros?" de Angelina Bulcão Nascimento, Leo e Laura descobrem, enquanto estão escondidos na biblioteca, que os livros tagarelam, sim, os livros estavam conversando e contavam a história de como nasceram. Nesse momento, os dois embarcam em uma super aventura, viajando no tempo e aprendendo como são feitos os livros. Participe dessa aventura junto com Leo e Laura.

domingo, 20 de maio de 2012

Cultura indígena na biblioteca!

Na última sexta-feira contamos com a presença da Sônia, bibliotecária do SIBi, e do Eri, indígena de uma tribo do Acre, a Manchineri. Estiveram aqui para conversar um pouco com as crianças dos 5ºs anos C e D e falar da cultura indígena no nosso país! As crianças fizeram muitas perguntas e tiveram a oportunidade de conhecer instrumentos, artesanato e algumas músicas cantadas pelos indígenas da etnia Manchineri.

Sonia...
...e Eri se apresentando











Respondendo as perguntas e curiosidades dos alunos

o Artesanato





Eri nos mostrou desenhos que são pintados nos corpos para os rituais




Lembrancinhas feitas para os alunos



Você pode conhecer um pouco mais dessa cultura AQUI.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dia das mães

No próximo dia 13, segundo domingo de maio, comemoramos o Dia das Mães. Convidamos então as turmas de 3º ano para participar de uma atividade conosco e nela confeccionar uma lembrancinha para as suas mães. Apresentamos para eles a poesia Mãe, de Mario Quintana que eles também levaram para presenteá-las.

Mural com textos e fotos em homenagem às mães

Lembrancinhas
 
Leitura da poesia

Aprendendo a fazer a florzinha
Colocando a "mão na massa"!