terça-feira, 27 de março de 2012

Na nossa estante...

Literatura Juvenil
O diário de Dan: Dane-se. Dan Kirchner

Se você acha que sua vida é difícil, complicada e nada dá certo, então ainda não conhece o Dan. Para ele, tudo é um problema: seu irmão é um chato, seu professor substituto, um extraterrestre, e sua colega de classe, a pior inimiga. Dan acha que o mundo todo está contra ele!
Você vai se divertir muito, e talvez até se identificar, com as situações vividas por Dan. Afinal, quem nunca sentiu que todo dia é segunda-feira, mesmo que no seu diário os dias sejam segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo?





Literatura Brasileira - Memórias
Para uma menina com uma flor. Vinicius de Moraes

As crônicas reunidas neste livro, escritas entre 1941 e 1966, tocam temas díspares, mas fascinantes: o pós-guerra, um desenho de Carlos Scliar, a avenida Atlântica, Hollywood, o assassinato de dez mil pintinhos pelo Ministério da Agricultura, um batizado na Penha, o amor à pátria, a morte de Cecília Meireles, uma "saison" em Caxambu. O cotidiano aqui aparece emaranhado, desconexo, caótico como de fato são os acontecimentos.






Literatura Espírita
Asas da liberdade. Jerônimo Mendonça

Depois de viver durante anos preso a um leito de dor, Jerônimo Mendonça - um grande divulgador do Espiritismo -, agora um habitante do Além, revela as causas dos males que tanto o afligiram. No Antigo Egito, Jerônimo foi Emil. Escravizado e colocado a serviço do faraó, trabalhou na construção de gigantesco monumento, quando conheceu Najla, um anjo de bondade. De volta à espiritualidade, se perdeu novamente, envolvido no ódio e na vingança...
Arrependido, reencarnou na condição de filho de Ciro 2º, o Imperador da Pérsia. Jerônimo desta vez é Cambises, aquele que um dia terá o poder absoluto em suas mãos e a oportunidade de resgatar os crimes do passado. Conseguirá vencer o mal que ainda está vivo em seu coração? Descubra, neste romance empolgante, do que é capaz a maldade quando se junta à ambição e o gigantesco esforço de uma alma para libertar-se dessas forças tenebrosas...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Hora do Conto - A festa no céu

Hoje tivemos na nossa biblioteca a primeira Hora do Conto do ano, contamos a história Festa no céu, de Angela Lago. Estavam presentes as turmas de 1º ano A, B, C e D. 


Crianças atentas ouvindo a história de como a tartatuga foi parar la naquela festa no céu!


Hora de pintar uma tartaruga bem bonita e elegante pra ir à festa.



1º A e B

 
1º C e D

sexta-feira, 9 de março de 2012

Barganha Book

O Barganha Book é uma feira de troca de livros realizada pelo SIBi. O objetivo do evento é promover a troca de livros já lidos por outros inéditos, promovendo, de uma forma lúdica, o incentivo à leitura. Você tem um livro, gibi que já leu e gostaria de trocar por outro? O Barganha Book é o lugar! Essas são as datas dos próximos:

10/03 – (sab) Centro da Juventude Elaine Viviane – Monte Carlo 14h às 17h
11/03 – (dom) Parque do Kartódromo 9h às 12h
17/03 – (sab) Parque do Bicão 14h às 17h
18/03 – (dom) Praça Brasil, Casa de Saúde 9h às 12h
25/03 – (dom) Biblioteca Amadeu Amaral 8h às 12h

Participem, divulguem!

quarta-feira, 7 de março de 2012

domingo, 4 de março de 2012

Por que você não lê para o seu filho?

"Formar uma nação de leitores é um trabalho que se inicia dentro de casa", Dennis Van Roekel, presidente da Associação Nacional de Educação dos Estados Unidos.



Ao ler o artigo de Roekel, publicado recentemente no site da CNN em função do evento Read Across America Day, me veio à tona o quanto é importante não apenas divulgar mas repetir, periodicamente, ações e campanhas que promovem a leitura nas escolas e dentro de casa. O trabalho é ciclíco e incessante e, no caso, falamos de um país que de acordo com a UNESCO tem uma taxa de alfabetização de 99%. Na ponta do lápis, o cenário é outro e os americanos sabem disso. Apesar da boa performance e das campanhas para manter crianças na escola ainda existe aquela percentagem de analfabetos e analfabetos funcionais que incomoda e, por isso mesmo, a insistência em bater sempre na mesma tecla: leitura começa dentro de casa. Inspira-se pais e, consequentemente, os filhos... futuros cidadãos.

Eu leio e meus amigos também leem. Nós lemos para nossos filhos. Mas isso não é a realidade do Brasil que ainda tem 14,1 milhões de analfabetos, número que aumenta se incluirmos também os analfabetos funcionais. Minha pergunta: quem no Brasil bate na tecla leitura começa dentro de casa? Mudar esse cenário depende também de nós pais, não apenas das escolas e do governo. Lógico que bibliotecas e acesso a livros facilitaria muito o papel dos pais... isso sem contar na ajuda mais que bem-vinda de campanhas e ações que visam emponderar os pais a assumirem o papel de "leitor" dentro de casa.

Roekel está certo ao afirmar que ler para o filho envolve mais que criar um momento de diversão. Ler para o filho é abrir as portas da imaginação e outras maravilhas. Segundo uma pesquisa do Departamento de Educação dos EUA, se um pai começa a ler para o filho desde o primeiro ano 30 minutos por dia, quando essa criança completar 5 anos terá escutado cerca de 900 horas de história. Para Roeker, essa dedicação será traduzida em sucesso acadêmico anos mais tarde.

Lógico que nessa era tecnológica de smartphones, tabletes e apps, os pais terão alguns desafios para prender a atenção dos filhos. Roekler dá dicas de como tirar proveito da tecnologia em benefício da leitura: baixar livros digitais e jogos que podem aprimorar e tornar ainda mais divertido o processo de leitura. Se estiver viajando, que tal ler via skype ou gravar sua voz no livro favorito dele?

Não sabe por onde começar? Não tem o hábito de ler? Que tal, então, começar a contar histórias... As possibilidades são imensas. Não se inspirou? Então, explique nos comentários por que você não lê para seu filho? para nos ajudar a encontrar uma solução de como podemos, juntos, mudar esse cenário!

Fonte: Blog Desabafo de Mãe

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cursos no Espaço Braille


Entre os dias 05 e 09 de março o Espaço Braille realizará inscrições para os cursos de Braille e Sorobã. Os cursos são gratuitos e voltados a educadores e familiares de pessoas com deficiência visual e comunidade como um todo.
O curso de Sorobã será realizado das 8h às 11h e o de Braille das 13h às 16h, cada curso tem carga horária de 30h, sendo 24 presenciais com atividades realizadas às terças-feiras entre os dias 13/03 e 08/05.
O curso de Braille propicia a leitura e escrita utilizando o Sistema Braille, e o curso de Sorobã trata do uso deste ábaco para realizar operações matemáticas. Nos dois cursos são abordados os principais temas relacionados à deficiência visual e os participantes terão acesso à estrutura, equipamentos e acervo que o Espaço Braille utiliza no atendimento das pessoas com deficiência visual.
As inscrições são realizadas no Espaço Braille que fica à Rua Conde do Pinhal, 2041, com atendimento das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. As vagas são limitadas, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3364-2602.